Continuar a desenvolver <br>o Sobral de Monte Agraço
A Assembleia Municipal de Sobral de Monte Agraço aprovou na quinta-feira, 17, um orçamento de 9,4 milhões de euros para 2017. A Câmara vai investir um milhão de euros na requalificação urbana da vila, tendo como principais intervenções a reabilitação dos Paços do Concelho, do pavilhão gimnodesportivo e respectiva zona envolvente, do terminal rodoviário e do antigo matadouro.
«Os projectos propostos para o espaço público contribuem para a criação de condições que assegurem um desenvolvimento sustentado e ordenado, para o reforço da coesão territorial, promoção, valorização e salvaguarda dos valores naturais, paisagísticos, patrimoniais e culturais», refere o presidente da Câmara, José Alberto Quintino, na nota introdutória do documento.
Entre as prioridades do município está também a requalificação das escolas básicas de Pêro Negro, Sobral de Monte Agraço e Santo Quintino (um milhão de euros) e a construção de um pavilhão multiusos, cujas obras orçadas em um milhão de euros já estão em curso, estando previstos 554 mil euros em 2017 para a sua segunda fase.
O município tenciona ainda investir 355 mil euros na ampliação do cemitério de São Salvador, 240 mil euros na reabilitação do património nacional da Igreja de Santo Quintino e 52 mil euros na criação de um circuito de lazer e manutenção na vila, com parque radical.
A Assembleia Municipal aprovou também a manutenção dos impostos municipais para 2017. A Câmara fixou uma taxa de 0,395 por cento para os prédios urbanos no âmbito do Imposto Municipal sobre Imóveis, uma derrama de 1,5 por cento e vai arrecadar cinco por cento do IRS dos residentes do concelho, a comparticipação máxima prevista para os municípios.